Comércio internacional é somente para grandes empresas ou pequenos empreendedores também conseguem?

Um brainstorm para te fazer repensar sobre
os desafios de exportar seu negócio

Conquistar o comércio internacional é um grande desafio para alguns brasileiros. Mas, não é impossível.

Algumas barreiras precisam ser vencidas, entre elas, a forma de acesso e inserção nesse campo novo e diversificado, as políticas internas e externas para a comercialização de produtos no exterior, a qualidade do produto ofertado, a aceitação no mercado e como realizar as transações financeiras.

As grandes empresas, já tem esse acesso ao mercado internacional, facilitado pela grande demanda da matéria prima nacional – e por ter garantido mais facilmente, as políticas de exportação. Tratando-se de um grande fluxo de transações comerciais e movimentação financeira, multinacionais são atendidas mais rapidamente pelas questões burocráticas, pois são de interesse nacional, influenciando no PIB.

No caso das pequenas empresas ou produtor individual, os receios são muitos mas, são superados com persistência. Para ter aceitação e credibilidade, é necessário que o produto ofertado seja compatível com o público alvo, prime pela boa qualidade e tenha uma boa apresentação. Esse é o ponto de partida.

Para auxiliar nesses desafios, existem as plataformas digitais, consultores e os contatos pessoais que por ventura existam em outros países, para ajudar na divulgação e networking. É importante também, conhecer os usos e costumes dos possíveis clientes a serem alcançados. Afinal, cada país e, seu povo, tem suas peculiaridades.

O Brasil é hoje um grande celeiro de produção artesanal e que tem atraído muitos clientes e empresas do exterior, na área da moda e artigos de decoração. Esses pequenos produtores individuais, nem sempre tem acesso ou conhecimento sobre a legislação e burocracia do processo de exportação, nem tampouco como realizar as transações financeiras.

Para ajudar os exportadores individuais e inexperientes, na área do comércio exterior, existem plataformas especializadas para ajudar nesse processo e também captar clientes interessados, através de uma divulgação de boa qualidade e confiabilidade.

Na verdade, são muitos os desafios, mas nenhum é intransponível. Com a ascensão das exportações através do mercado digital, os novos exportadores (individuais ou pequenas associações), encontram muito esclarecimento, apoio e recursos nas plataformas digitais, cursos, palestras, workshop todos voltados para a formalização e divulgação do empreendedor. Assim, facilitarão as transações comerciais e financeiras, bem como, o processo de remessa do produto ofertado, no menor espaço de tempo. Então, é confiar e seguir avante! Sucesso à todos.

Palavras chave: exportação, produto, empresas, empreendedor individual, mercado digital, comércio exterior, divulgação, formalização.